Curva ABC: Veja a sua importância e como fazer!

Ter muitos produtos em estoque pode significar que seu dinheiro está parado quando poderia ser investido em alguma outra coisa, além disso ele pode se tornar desperdício de recursos, tendo em vista que certos produtos podem perder a validade.

Mas por outro lado, ter produtos em falta também é um problema muito grave, acarretando em perdas de vendas, abrindo assim espaço para os concorrentes.

Sabemos que para as empresas, principalmente as que possuem um fluxo de vendas constante, ter uma boa gestão de estoque é essencial para manter um bom fluxo e também para evitar desperdício de recursos. Para isso existe uma ferramenta usada no mundo inteiro chamada de Curva ABC.

Também conhecida como regra de 80/20 ou análise de Pareto, a Curva ABC é uma ferramenta que ajuda as empresas a fazerem a gestão do estoque, por meio dela é possível saber quais produtos são realmente necessários manter estocados.

Confira como essa ferramenta pode ser essencial para o crescimento de sua empresa:

curva ABC

O que é a Curva ABC?

A Curva ABC é uma ferramenta de classificação de itens, com base na sua importância.

“A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.” (Carvalho, 2002, p. 226)

É um método criado para classificar os itens imprescindíveis de uma empresa com o intuito de trazer receita e lucratividade.

O método de classificação foi criado a partir da teoria de Vilfredo Pareto, que no século XIX realizou uma análise que constatou que 80% da riqueza da população italiana estava nas mãos de apenas 20% de sua população.

Posteriormente, ao realizar constantes pesquisas de acordo com a teoria de Pareto, administradores consolidaram que apenas 20% dos itens de seu negócio geram 80% do retorno que a empresa necessita. Essa proporção foi denominada “Análise de Pareto”. 

Desde então, a Regra 80/20 ou Análise de Pareto é amplamente utilizada pelas empresas para determinar quais elementos devem receber atenção especial na sua administração cotidiana.

De maneira geral, a Curva ABC pode ser utilizada em qualquer forma de agrupamento, porém existem 4 tipos de classificação que são mais comuns:

  1. Classificação de produtos existentes no estoque (como já mencionado).
  2. Descobrir qual é o percentual de participação e peso de cada item no resultado final do seu negócio.
  3. Revisão e redefinição de tempos, padrões e processos de atividades produtivas. De forma que foque mais os esforços nos que dão mais resultados.
  4. Classificação dos melhores clientes, com intuito de criar ações de fidelização e campanhas promocionais focadas nesses clientes.
A Curva ABC de clientes

O último item da lista acima está diretamente relacionado ao que chamamos Curva ABC de clientes, que é um método de classificação da sua clientela dentro daquela porcentagem 80/20. Para entender melhor, vamos separar os clientes em três classes:

Clientes da classe A: são aqueles mais fortes em termos de lucros para seu negócio, pois são responsáveis por 80% de seu faturamento. São os que compram os produtos mais caros e com maior frequência;
Clientes da classe B: são os consumidores de médio impacto nos negócios e representam 15% de seu faturamento;
Clientes da classe C: são os mais fracos em termos de geração de lucros, pois compram menos, com frequência menor, ou escolhem produtos mais baratos. São responsáveis por apenas 5% de seu faturamento total.

A Curva ABC na Gestão de Estoque

Obviamente, esses números variam em cada empresa, de acordo com seus critérios de avaliação. Mas, em regra geral, a Curva ABC de clientes atende a maioria das empresas.

Com a curva ABC, é possível evitar gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos em um primeiro momento, o que pode representar uma certa demora para recuperar o capital investido.

Ao se verificar os produtos que não possuem uma demanda tão grande, a curva ABC de produtos possibilita a identificação dos produtos que devem ser colocados em promoções para aumentar as suas vendas e evitar excesso de estoque.

Classe A: É o agrupamento de uma pequena porcentagem de itens, responsável por uma grande parcela da receita bruta ou lucro da empresa. Cada empresa possui seu percentual específico, mas, normalmente, apenas estão classificados nesse grupo até 20% dos itens. Esses itens são responsáveis por 80% do faturamento da empresa;

Classe B: Essa classe conta com 30% dos itens categorizados e costuma representar 15% das vendas da empresa. Ou seja, ficam com um percentual intermediário de importância para a gestão.

Classe C: Representa a maior parte dos itens, algo em torno de 50%, mas possui pouca representatividade para as receitas da empresa, ficando com apenas 5%.

Importância e Vantagens de usar esse método

Agora que já entendemos o que é e como essa ferramenta pode nos ajudar com a classificação do estoque e também dos clientes, vamos ver qual é a sua importância e quais são suas principais vantagens.

A curva ABC de produtos e clientes, possibilita uma visão muito mais abrangente dos processos da sua empresa e traz um grande auxílio no seu processo de tomada de decisões.

Com a seleção da curva ABC, fica muito mais fácil identificar os itens que possuem um destaque maior dentro da sua organização e que precisam de um cuidado mais apurado quanto ao controle de estoque, além dos clientes que possuem um maior volume de compra.

Principais vantagens:

1. Estoques mais otimizados de acordo com a realidade de seu negócio;

2. Diminuição de desperdícios;

3. Investimentos estratégicos;

4. Aumento da margem de lucro;

5. Composição de planejamentos mais eficazes do fluxo de caixa;

6. Avaliação de impactos externos ao negócio;

7. Entregas mais assertivas.

Que ferramenta utilizar para fazer uma curva ABC?

Com o Sistema Albatroz ERP/CRM, é possível fazer todo o controle interno de sua empresa, o sistema formula automaticamente a curva ABC, fazendo já o ranqueamento dos produtos de acordo com a venda em determinado período e também fornecendo informações dos clientes que mais compram, ou também dos que não compram a algum tempo.

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Curva ABC: Como fazer e qual a sua importância?

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