Vamos falar um pouco sobre sazonalidade e como isso pode ajudar o seu negócio a vender mais. Aliás, você sabe o que é sazonalidade? Sabia que ela pode ser uma ótima aliada da sua área de vendas?

Então, você não pode deixar de ler esse post até o final! Preparamos um conteúdo completo sobre Marketing Sazonal para lhe apresentar esse assunto. Acompanhe!

O que é sazonalidade?

A palavra “sazonal” nada mais é do que um adjetivo que se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época.

Portanto, a sazonalidade de algum evento ou acontecimento representa qualquer coisa que costuma acontecer em um momento específico.

Por esse motivo, ela é bastante utilizada para se referir a produtos que são produzidos em uma determinada época do ano, sejam eles alimentos ou bem materiais e também para outras coisas, tal como festas ou eventos que acontecem durante dias ou meses específicos.

Como funciona a sazonalidade nos negócios?

Marketing sazonal refere-se às vendas que podem variar durante algumas épocas do ano, ou seja, há meses em que um produto ou serviço tem mais vendas e os períodos que elas são menores.

Sendo assim,** é importante que você e seu setor de marketing e comercial possam identificar a sazonalidade das suas vendas.** Isso fará com que seja mais fácil aproveitar as oportunidades nos melhores meses durante o ano e se organizar para enfrentar os piores.

Na prática, podemos citar o seguinte exemplo: um empresário do setor de varejo que compra mais produtos em datas que são mais fortes, pois sabe que é quando poderá vendê-los em maior quantidade, já nas datas mais fracas, compra menos, afinal já sabe que o movimento é menor.

Entendeu a importância do conhecimento sobre a sazonalidade de um negócio, produto ou serviço? Isso vale tanto para quem já é empreendedor, quanto para quem quer empreender ou comprar uma empresa. Afinal, é um conhecimento considerado essencial para planejar a sua operação e saúde financeira.

Qual a importância do Marketing Sazonal?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a sazonalidade em si, está na hora de direcionar esse conceito para ações de marketing sazonal.

O fato é que, quando bem explorada, principalmente nas datas comemorativas, a sazonalidade é uma ótima oportunidade de alavancar as vendas de qualquer negócio.

Porém, fazer uma campanha de marketing sazonal que seja eficiente é algo que envolve mais do que listar datas e períodos do ano.

Nesse sentido, é preciso realizar um bom trabalho em cima de cada uma delas, portanto é fundamental estabelecer um objetivo e um planejamento detalhado de cada passo para atingi-lo com eficiência.

Além disso, o Marketing Sazonal é essencial para que seja possível tirar o maior proveito das vendas durante o ano todo.

Pois, geralmente os empreendedores fazem uma análise muito rasa em relação a como isso pode ser trabalhado. Por exemplo: se tenho uma sorveteria, vou produzir mais no verão, pois é a época que mais vende, e fazer campanhas de Natal.

Mas quem disse que o consumidor não pode querer tomar sorvete no inverno também?

Fazendo uma análise mais profunda, é possível ter uma previsibilidade melhor em relação a isso e é nesse momento que o Marketing Sazonal pode ajudar. Com ele é possível planejar campanhas, promoções, fazer lançamentos que possam trazer o cliente em épocas em que há um histórico baixo de vendas.

Dessa maneira,** é possível utilizá-lo como um forte aliado para se adaptar a realidade do negócio, vender mais o ano todo e criar estratégias que possam cumprir com todos os objetivo relacionados às vendas.**

Como montar uma estratégia de marketing sazonal?

Você já percebeu que é importante começar a pensar em ações de marketing sazonal, não é mesmo? Mas como começar?

Fique tranquilo,** preparamos algumas dicas para que você consiga dar os primeiros passos agora mesmo. Veja abaixo:**

1 – Escolha as datas e se planeje com antecedência

O primeiro passo para criar uma campanha de marketing sazonal é escolher as datas que elas irão acontecer.

Nesse sentido, é importante que sejam momentos estratégicos, de preferência períodos que você já saiba que há uma adesão mais forte do seu público-alvo.

Após isso, é hora de planejar as ações para essas datas. Isso deverá ser feito com antecedência, até porque para que você consiga obter o resultado esperado, é preciso que os seus clientes sejam atingidos pelas campanhas e isso leva tempo.

Então, é essencial que um planejamento detalhado de cada ação seja feito, permitindo um bom levantamento de ideias, além da criação de promoções e condições especiais, juntamente com toda a divulgação da campanha.

Isso ajudará, e muito, a se preparar para um possível aumento na demanda que as campanhas possam gerar, ajudando também a criar condições para que elas sejam cada vez mais previsíveis.

Outra vantagem de se planejar é que isso pode ajudar a garantir a realização de uma comunicação mais clara e objetiva com o público que se quer atingir, além de dar condições de antecipar qualquer problema que possa acontecer.

2 – Seja criterioso

Para que a campanha seja o mais eficiente possível, é preciso que as datas comemorativas sejam selecionadas com cuidado. Até porque, na maioria dos casos, é preciso direcionar o foco para os momentos certos.

Escolher uma data errada pode gerar desperdício de recursos, tempo e dinheiro, que poderiam ser utilizados de outra maneira. Além disso, empresas que têm como prática fazer promoções a cada fim de semana, diminui cada vez mais o valor de suas ações perante o seu público-alvo.

Portanto, seja criterioso e utilize o seu histórico de vendas a seu favor, além de buscar sempre conhecer cada vez melhor seu cliente. Dessa maneira, será possível confeccionar campanhas sazonais mais atraentes e que obtenham um resultado mais do que satisfatório.

3 – Defina uma mensagem para as campanhas

Assim como em qualquer campanha de marketing, é preciso definir a mensagem que a empresa queira passar. Portanto, pense em qual é a história que você quer contar e como ela se encaixa com a jornada de compras do cliente.

Nesse sentido, é importante estabelecer quais são as emoções e sentimentos que gostaria de despertar no cliente e quais os próximos passos ou possíveis ações após ele interagir com a campanha.

Pode ser uma chamada para experimentar uma amostra grátis, falar com algum consultor da empresa ou até mesmo visitar a sua loja. O importante é que essa mensagem ajude você a cumprir seu objetivo, trazendo clientes que se envolvam a cada nova ação e no final comprem o seu produto.

4 – Faça um cronograma completo

Na primeira dica falamos da importância de criar um planejamento para as ações. Pois bem, é preciso colocá-las no papel através de um cronograma.

Tenha em mente que, para uma campanha sazonal saia conforme planejado, o tempo é essencial, portanto programe principalmente o tempo que levará entre uma etapa e outra, para que tudo aconteça no momento certo.

Não se esqueça que será preciso ter todo conteúdo preparado, construído e validado para ser divulgado em todos os canais de comunicação que serão utilizados para a campanha. De preferência faça isso com uma boa antecedência.

Não se esqueça, também de entender quais são os melhores horários para divulgar as ações planejada. Até porque, desse modo há uma possibilidade maior de gerar compartilhamento e aceitação do público-alvo.

5 – Levante os recursos necessários e faça parcerias

A partir do momento que tudo está planejado e organizado, só falta levantar os recursos que serão necessários para a execução de todas as etapas.

Dessa maneira, levante o que será preciso para colocar tudo isso em prática, desde mão-de-obra, plataformas para ações online (tal como e-mail marketing, landing pages, blog, etc) e até espaços para divulgação offline, caso seja necessário.

Se possível, encontre fornecedores que topem fazer acordo de parcerias. Assim, será possível fortalecer suas campanhas, além de construir um bom relacionamento que seja ganha-ganha para o negócio.

6 – Faça os ajustes necessários

Tão importante quanto planejar e executar bem a estratégia das campanhas de marketing sazonal, é ser ágil e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho. Portanto, é importante analisar constantemente o desempenho de cada uma delas e corrigir a sua estratégia, quando for necessário.

Sendo assim, tenha como apoio métricas para conseguir medir isso e não tenha medo de realizar modificações no plano original. Até porque, se as mudanças proporcionarem o sucesso da campanha, por que não fazê-las?

Lembre-se que mais importante que qualquer planejamento, é ter flexibilidade para se adaptar a qualquer obstáculo que possa aparecer.

Saiba que adotando essas dicas, as suas chances de vender mais com o Marketing Sazonal serão cada dia maior!

Fonte: SaiaDoLugar

Marketing Sazonal: Como usar a seu favor

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