Gestão de segurança de dados e controle de acesso.

  1.  Seus dados estão seguro e protegido?
  2.  Sua empresa esta protegida contra Hackers (Sequestro de dados)?
  3.  Se você perder todos seus computadores, onde estão seus Backups.
  4.  Seus funcionários utilizam a internet da empresa para uso particular?
  5.  Sua empresa utiliza sistema de antivírus eficiente?
Se algumas ou todas estas perguntas te deixaram preocupado, fique tranquilo, a Gerencial Informática acaba de lançar um novo  produto, trata-se da Gestão de Segurança de Dados e Controle de Acesso. Hoje em dia as pessoas e as empresas estão cada vez mais utilizando novas tecnologias para facilitar o seu dia-a-dia, aprimorar seus controles e melhorar a eficiência e competitividade. No entanto, muitas empresas têm sido vitima de gênios mal-intencionados ou de fatalidades que causa perda de informações (roubo, incêndio, vírus, etc.). 
Outro fator que têm gerado prejuízo e baixa produtividade nas empresas é o uso indiscriminado da internet no ambiente de trabalho durante o horário do expediente, além do tempo perdido pelo funcionário, este uso da internet para assuntos particulares congestionam o link da empresa, prejudicando os demais colaboradores que estão utilizando a internet para realizar o seu trabalho. O Sistema de gestão de segurança de dados e controle de acesso é composto dos seguintes produtos e serviços:
  1.  Firewall (parede de fogo), Software de Segurança.
  2.  Monitoramento – Acesso remoto e relatório mensal.
  3.  Antivírus – Licenças pagas oficiais e atualizações automáticas.
  4.  Backup Cloud – Backup em nuvens dos Dados e documentos da empresa.

Firewall

A finalidade da instalação de um firewall na empresa é o controle do que pode entrar e sair pela rede de dados da empresa. Proteger de ataques; negando o acesso de fora através de uma lista de permissões contendo os endereços autorizados à fazerem o acesso e instalando serviços que gerenciam as permissões negando listas conhecidas como fontes de acesso mal-intencionado. Permitir o acesso à internet apenas aos sites ou recursos que fazem parte da politica de controle de acesso da empresa, podendo bloquear sites como Facebook, Instagram, Youtube, e qualquer outro recurso que seja necessário o acesso ou o bloqueio. Monitorar a carga nas conexões externas. Monitorar a carga na rede interna. Separar a rede da empresa em setores e controlar o acesso entre os setores. É necessário um monitoramento constante das mensagens do sistema de firewall para tomar as medidas necessárias em caso de tentativa de ataque, de tráfego indesejado, de necessidade de readequação dos recursos de rede para aperfeiçoar o desempenho ou redimensionamento para solucionar problemas de sobrecarga, já que podemos ter uma situação em que o problema de rede, como o caso de lentidão, é causado pelo excesso de serviço na rede.
O serviço de firewall é feito das fases: 
  • Definir o que pode entrar e o que pode sair
  • Definir quem pode acessar e o que pode ou não ser acessado
  • Definir quem pode ter acesso liberado as exceções
  • Definir quais são os serviços permitidos, o acesso externo e se há restrições ao acesso.
  • Monitorar e ajustar conforme as leituras

Antivírus

Sabemos que existem muitos ANTI VÍRUS disponível gratuitamente na internet para download, no entanto estas ferramentas são geralmente para degustação, ou seja, para o usuário fazer um teste por um período e depois caso aprove, adquira a versão paga desta ferramenta, todavia muitas pessoas utilizam as versões FREE para sempre. Estas versões gratuitas são ate eficiente para uso domestico, mas para uma Empresa que utiliza sistemas corporativos, acessos a site de Bancos e lida diariamente com informações importantes e muitas vezes confidenciais, precisa com certeza ter uma ferramenta mais PROFISSIONAL e levar á sério a questão de segurança, para isso o ideal é utilizar uma versão de Antivírus OFICIAL.
A Gerencial Informática é representante do Avast (um Antivírus reconhecidamente eficiente) que é o mais vendido e utilizado no mundo por 400 milhões de pessoas.


Backup Cloud

Quando fazemos um seguro do nosso carro, casa ou da empresa, de fato não queremos utilizar nunca, pois é melhor viver sem uma situação de sinistro, no entanto quando alguma coisa de errado acontece tudo fica mais fácil quando temos este tipo de proteção. No entanto, mesmo o seguro da nossa empresa, não cobre os prejuízos, transtornos, stress e aborrecimento que sofremos com a perda de dados é informações da nossa empresa. Por isso é fundamente que tenhamos um plano A, plano B, plano C e até mesmo um plano D. A gerencial informática, já configura hoje para seus clientes um BACKUP do Banco de Dados no próprio servidor (plano A), em outra maquina da Rede (plano B) e em uma mídia externa como pen drive ou HD externo (plano C). 
Portanto se tivermos um problema com o banco de dados, podemos utilizar o backup do servidor. Se o servidor tiver um problema com o HD, podemos utilizar o backup feito em outra maquina ou na mídia externa, mas se a mídia externa estiver danificada ou se o IP da rede foi modificado, podemos não ter um backup nenhum ou ter um backup desatualizado. 
No entanto quando pensamos em segurança das informações, temos que imaginar os piores quadros (que inclusive já aconteceram em algumas empresas), como por exemplo, roubo dos equipamentos ou incêndio, nestes casos o seguro cobre todos os prejuízos matérias, porem o banco de dados e outras informações como planilhas, documentos, fotos, etc., são perdidos, instalando assim o caos na empresa e na nossa vida.
A Gerencial Informática tem disponível grande espaço para backup em nuvens, e este é o plano D, que estamos oferecendo para nossos clientes.