Contas a receber e a pagar

contas a receber e pagar
Para uma gestão financeira e para manter sua empresa saudável, é necessário ter controle de contas a receber e contas a pagar.

Se você tem um controle financeiro eficiente, consequentemente você vai poder fazer uma avaliação de como seu capital está rodando. Dessa maneira, você é capaz de identificar despesas desnecessárias e possíveis falhas, além de poder fazer o remanejamento das suas aplicações para ter uma alternativa de lucro.

A Saúde financeira de sua empresa depende principalmente do controle e gestão de três pilares: Pessoas, processos e ferramentas. Ou seja, pessoas competentes, operando processos bem definidos e utilizando boas ferramentas, como um sistema ERP.

Pensando nisso iremos abordar neste artigo uma parte importante do processo:

Contas a receber e a pagar, que servem como indicador para mensurar a saúde financeira de sua empresa.

Contas a Receber

É o tipo de conta onde são registradas as entradas (aumentos) e as baixas (reduções) das vendas de uma empresa. Relacionados com a venda de conceitos diferentes de produtos ou serviços.

Esta conta é composta por letras de câmbio, títulos de crédito e promissórias a favor da empresa, por exemplo. Outorgam o direito à organização de exigir aos subscritores dos títulos de créditos o pagamento da dívida documentada.

O controle das Contas a Receber fornece informações para tomada de decisões sobre um dos ativos mais importantes que a empresa dispõe os créditos a receber originários de vendas a prazo.

  • A data e o montante dos valores a receber, os descontos concedidos, e os juros recebidos;
  • Os clientes que pagam em dia; o montante das créditos já vencidos e os períodos de atraso;
  • As providências tomadas para a cobrança e o recebimento dos valores em atrasos;
  • Identificar os principais clientes, o grau de concentração das vendas, e a qualidade e a regularidade dos clientes;
  • Acompanhamento da regularidade dos pagamentos, e programar as ações para cobrança administrativa ou judicial;
  • Fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa;
  • Conciliação contábil.

Contas a Pagar

Contas a pagar são basicamente as obrigações financeiras que a empresa assume com seus fornecedores, é um tipo de conta onde ficam registrados os compromissos financeiros a serem liquidados como fornecedores ou impostos.

É importante ficar atento a este processo pois a falta de controle sobre o que tem que ser pago pode significar, além de falta de organização um grande perigo para o futuro da empresa.

Segue algumas dicas que podem auxiliar a manter o controle desta parte do processo financeiro.

Não adquira muitas dívidas a longo prazo

Saiba qual o limite de endividamento que sua empresa pode assumir

  • Não gaste mais do que ganha;
  • registre todas as suas contas a pagar;
  • Tenha uma ferramenta de controle financeiro;
  • Pague suas contas em dia, evitando multas e juros;
  • Antecipe os pagamento que oferecem descontos;
  • Em caso de dificuldades renegocie, não espere a bomba estourar.

Para a implantação do controle de contas a receber e a pagar existe no mercado os modelos em papel (ficha), e também softwares (Como o Sistema Albatroz), veja qual é o mais adequado para sua empresa.

É comum nas pequenas empresas que o fato do proprietário dar mais atenção às operações diárias de compra/produção e venda, em detrimento da organização administrativa, lembre-se de quem tem o controle da empresa administra melhor, e assim pode conseguir melhores resultados.

O nosso sistema ERP / CRM é hoje um dos mais completos e com um melhor custo/benefício no mercado. Não perca seu tempo, entre em contato com a Gerencial Informática e peça um orçamento SEM COMPROMISSO!

telefone: (67) 3316-0200

WhatsApp: (67) 98119-0011

E-mail: [email protected] / [email protected]

Fonte.

Contas a receber e a pagar: Controle suas contas

Deixe uma resposta