Controlar o Fluxo de Caixa é essencial para ter uma empresa saudávelAnálise do fluxo de caixa

O que é fluxo de caixa?

Nas operações do dia a dia de uma empresa, a organização financeira é fundamental. Para isso o empresário conta com um instrumento básico de planejamento e controle financeiro, denominado fluxo de caixa. O objetivo dessa ferramenta é apurar e projetar o saldo disponível para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação ou eventuais gastos.

Devem ser registrados todos os recebimentos (vendas à vista e a prazo e recebimento de duplicatas, entre outros) e todos os pagamentos (compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos) previstos, até o último pagamento e recebimento conhecido, ou o máximo de horizonte adequado às necessidades da empresa.

Além disso, ao elaborar um fluxo de caixa, o empresário terá uma visão de presente e futuro. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e liquidez da empresa. Com essa tranquilidade, ele pode antecipar algumas decisões importantes como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro, o planejamento de investimentos, a organização de promoções para desencalhe de estoque, o planejamento de solicitação de empréstimos, a negociação para uma dilatação de prazo com fornecedor e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras possam ser evitadas ou minimizadas.

fluxo de caixa

Com uma boa análise de fluxo de caixa é possível traçar estratégias para o crescimento da empresa e também para reverter situações negativas.

Muitas vezes a sobra de recursos significa um sinal de desorganização do caixa, consequência da má negociação de prazos com fornecedores ou baixos estoques. Sem esta análise prévia, a empresa está em risco. Por isso, é preciso sempre verificar se os estoques estão adequados. Se estiver abaixo do esperado, é fundamental regularizar a situação.

Caso os estoques estejam adequados e ainda assim os recursos estiverem sobrando no caixa, pode-se pensar em negociar com fornecedores para conseguir bons descontos e abastecer a empresa. Há ainda algumas alternativas, como aplicações financeiras e até mesmo reserva de capital de giro. Dinheiro parado em caixa, que não rende juros e nem lucro, deve ser devidamente aplicado.

Saldos negativos também devem ser analisados. A primeira providência é descobrir as causas: atraso nos recebimentos, alta taxa de inadimplência, queda repentina nas vendas, atraso nos recebimentos dos clientes etc. Este problema também ocorre se as diferenças entre os prazos de recebimentos e pagamentos forem altos e a empresa não se planejar, com a organização do capital de giro.

Se a empresa vender muito mais em um mês do que em outro, sem se organizar, poderão ocorrer falhas no fluxo – já que os pagamentos podem ocorrer antes dos recebimentos relativos às vendas. Por isso, é necessário ter uma reserva de capital de giro. Por outro lado, as faltas no caixa devem ser avaliadas para saber se não estão a ocorrer em razão das vendas estarem abaixo do ponto de equilíbrio.

A partir das possíveis causas para os saldos negativos, devem-se definir as estratégias. Entre elas, antecipação das vendas, recebimentos de títulos a vencer, prorrogação de pagamentos, análise dos estoques, da estrutura dos custos e das despesas fixas.

Empréstimos bancários, dos sócios e descontos de duplicatas também são alternativas viáveis. Porém, é importante reforçar que estes não devem ser o primeiro recurso. Mesmo se forem utilizados, devem ser previamente analisados.

Os pagamentos devem ser anotados e as amortizações devem ser previstas no fluxo de caixa. Além disso, é fundamental ficar atento à cobrança de juros, para não acarretar problemas sérios de endividamento, ao invés da reversão dos saldos negativos.

Com o Sistema Albatroz você tem facilmente o controle do fluxo de caixa de sua empresa. O Software gera automaticamente o Contas a Pagar e a Receber referente as vendas com cartões de credito e debito (Já descontando as tarifas de cada operadora), bem como vendas por convenio ou cheques pré-datados e outros dados, alimentando automaticamente o fluxo de caixa da empresa. Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso.  

O Sistema Albatroz é um Software Integrado de Gestão Administrativa, ERP, CRM e Automação Comercial desenvolvido em ambiente gráfico no conceito Cliente/Servidor, utilizando o banco de Dados FireBird e relatórios em PHP para WEB, permitindo acesso remoto e interligação entre lojas com replicação de dados on line.

O nosso sistema é hoje um dos mais completos e com um melhor custo/benefício no mercado. Não perca seu tempo, entre em contato com a Gerencial Informática e peça um orçamento SEM COMPROMISSO!

telefone: (67) 3316-0200

WhatsApp: (67) 98119-0011

E-mail: [email protected] / [email protected]

Fonte: Sebrae

Fluxo de Caixa: Por que é essencial para sua empresa?
Classificado como:    

Deixe uma resposta