metas smartFazer com que a sua equipe consiga gerar os melhores resultados para a empresa não é uma tarefa fácil para o empreendedor, por isso definir as metas pode ser um dos melhores caminhos para conseguir isso.

Mas definir as metas também não é uma coisa simples, devemos ter muito cuidado para não estabelecermos metas incorretas, o que é muito comum, pois estabelecer metas equivocadas pode gerar um retrabalho muito grande, gastando um tempo valioso e a energia de sua equipe.

Para que essas metas possam ser criadas de maneira correta muitas empresas utilizam a famosa metodologia de metas SMART. Mas afinal, o que realmente é essa metodologia?

O que são as Metas SMART?

O método de metas SMART é uma ferramenta que ajuda na hora de definição de meta, seja ela pessoal ou para a empresa. Esse método de metas considera 5 características:

  • Specific (específica);
  • Measurable (mensurável);
  • Attainable (atingível);
  • Relevant (relevante);
  • Time-Based (temporal).
1 – Específica. 

A primeira característica para construção da meta é que se defina um objetivo específico, bem descrito e detalhado para que não haja margem para interpretações erradas. Para que tenha o objetivo claro, é importante que responda as seguintes perguntas:

  1. O que quero com essa meta?
  2. Quem é responsável por ela?
  3. Onde vai ser realizada?
  4. Como será batida?
  5. Por que ela existe?
2 – Mensurável

É importante estabelecer critérios concretos para medir o progresso em direção à realização, pois cria ferramentas para o cérebro ir avaliando durante o percurso. Coloque números para poder medir sua meta:

  • Quanto? Quantos?
  • Como vou saber quando ele será realizado?

Exemplo:

  • Errado: Eu quero emagrecer.
  • Certo: Eu quero emagrecer 5kg em um mês, parando de comer lanches e tomar refrigerante.
3 – Atingível

É importante estabelecer metas que são possíveis de atingir, metas que sejam compatíveis com a sua realidade e recursos, só não pode estabelecer as que são fáceis demais de serem atingidas. Lembrando que existem metas que levam mais tempo para poder serem alcançadas e assim posteriormente aumentadas.

Planejar seu passos e estabelecer prazo irão permitir que você avance etapas para alcançar qualquer objetivo em mente. Aquele objetivos que antes pareciam ser inatingíveis, agora passarão a ser atingíveis, finalmente.

4 – Relevante

As metas precisam tem significado, convergentes com o proposito do seu negócio.

Uma meta que não gera efeito sobre o negócio fatalmente não será tratada como prioridade. Para criar uma meta relevante é importante olhar os principais números da empresa, como o faturamento, número de clientes e lucro. Assim, uma meta relevante terá impacto direto nesses indicadores.

5 – Temporal

O último ponto dentro do método SMART, o tempo é extremamente importante. Todas as metas traçadas precisam ter um prazo para ser atingida. Se você cria um objetivo e não estabelece um tempo, ele pode ser alcançado em 1 dia, 1 mês, 1 ano. Assim a meta pode não ser levada a sério da maneira que deveria ser, por isso é sempre bom determinar um prazo que possa ser cumprido e que tenha sentido para todos os envolvidos nela.

Agora você já sabe o conceito das metas SMART e pode construir metas inteligentes que podem ajudar no seu negócio, de bônus vamos dar 3 dicas rápidas para que você construa objetivos relevantes e consiga melhores resultados.

Dica 1: Sempre monitore o desempenho das ações – É fundamental que você avalie o desempenho da sua meta, se a sua meta tem 3 meses, por exemplo, crie uma periodicidade de avaliação, pode ser que você tenha que mudar de caminho e quanto antes você descobrir melhor.

Dica 2:  Mantenha todo o time envolvido – É importante também que toda a equipe esteja envolvida, então delegue as responsabilidades e conscientize as pessoas que o resultado só sera alcançado com a ajuda todos, já que o sucesso será compartilhado.

Dica 3: Apresente os resultados – Quando uma meta for alcançada, faça questão de apresentar os resultados. Mostre que a sua equipe se empenhou bastante para superar as expectativas. Valorize o trabalho e o esforço.

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Metas SMART: Veja o que significa e como fazer

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