Você sabe o que é CRM? E como ele é fundamental para a sua relação com o cliente?

Hoje em dia o cliente é o principal, ou pelo menos deveria ser, foco das empresas e para se destacar em meio a tanta concorrência é necessário que você tenha um conhecimento aprofundado sobre o perfil desse cliente, portanto, é muito importante que você tenha um Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).o que é crm

Mas afinal, o que é CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, que em português nada mais é que Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.

O CRM é um conjunto de estratégias focado no cliente, que é usada para prever e atender as suas necessidades, visando atingir assim a satisfação e fidelização do mesmo. Por meio de um software de gestão é possivel reunir dados detalhados de clientes, com informações como nome, email, endereço, telefone, assuntos de interesse, entre outros. Porem há um grande desafio que é fazer a integração dos sistemas CRM com os sistemas de gestão atuais da empresa, mas com o Sistema Albatroz ERP/CRM é possível reunir todos os dados obtidas nos mais diversos canais de vendas, deixando disponível para todos departamentos da empresa.

Com esses dados reunidos é possível analisa-los e transforma-los em informações para serem utilizados em um planejamento de ação e interação adequado com o perfil de determinado cliente. Com um bom gerenciamento de relacionamento com o cliente é possivel trazer diversos beneficios para sua empresa, como compreender e oferecer uma melhor experiencia ao cliente, podendo assim fidelizar os já clientes e também atrair novos, aumentando consequentemente seu lucro.

Mas como implantar uma estratégia de CRM na empresa?

Muitas vezes os processos de CRM de uma empresa são mais culturais do que processuais, pois cabe aos seus colaboradores criarem a cultura de difundir um relacionamento duradouro e empatia por seus clientes.

Mas fora isso, a implementação de uma estratégia CRM deve ser feita através de quatro passos, sendo eles:
  1. Identificação: O primeiro passo trata da identificação de cada cliente. Sem a identificação de cada um, é impossível iniciarmos uma relação individual com aqueles que realmente valem a pena. Identificar o cliente significa conhecer sua identidade, a maneira de contato preferida, suas necessidades, interações realizadas com a empresa, suas reclamações, atitudes tomadas. Enfim, conhecer cada cliente e sua história individualmente.
    Apesar de ser um grande desafio, a identificação do cliente feita pela empresa é fator decisivo nas iniciativas de relacionamento.
  2. Diferenciação: coletados os clientes, é hora de diferenciá-los para entender quais têm real interesse no seu negócio, para que sejam estabelecidas relações duradouras. A diferenciação deve ser feita entre clientes de maior valor (CMV) e clientes de maior potencial (CMT). Nesse momento, é essencial buscar uma participação ativa dos clientes com sugestões e reclamações, para entender suas perspectivas sobre o seu negócios. São essas manifestações que irão orientar as ações, ou seja, antecipar-se em soluções pelas necessidades dos clientes.
  3. Incentivo à interação: conhecidos os seus alvos, o próximo passo é incentivá-los a interagir com a empresa. Para isso, o segredo é personalizar os produtos e serviços oferecidos para o consumidor e oferecer vantagens para que ele continue interessado no seu negócio. As redes sociais são grandes aliadas do processo de interação. Aposte no conteúdo e nas promoções para essas mídias!
  4. Personalização: reunidas as informações sobre as necessidades do cliente, é hora de adaptar e personalizar os produtos de acordo com as necessidades do cliente, de forma que sua experiência de compra se torne única! Por isso, além de personalizar, é relevante criar um ciclo de retroalimentação, para que sejam oferecidos aos clientes todos os benefícios que ele deseja, na hora que ele quer e da forma como espera. Essa última etapa exige flexibilidade, feeling e treinamento da equipe de relacionamento com o cliente. Ela precisa mudar seu comportamento e adaptar a oferta de acordo com cada cliente.

O Sistema Albatroz é um software ERP/CRM que ajuda você a administrar corretamente seu relacionamento com o cliente e é indispensável para melhorar o que é oferecido a ele. Além disso, com o nosso sistema é possível fazer a integração com todos os departamentos da empresa, facilitando não só o gerenciamento do seu relacionamento com o cliente, mas sim de todas as ações da empresa. Entre em contato com a gente e faça um orçamento sem compromisso!

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