ordem de serviçoO que é uma Ordem de Serviço?

Uma Ordem de Serviço, conhecido como OS, é a formalização de um serviço que será prestado a um cliente, essa ferramenta corporativa é muito importante, pois quando utilizada corretamente facilita muito o acompanhamento e execução dos trabalhos prestados para toda a equipe.

Ele pode e deve ser feita para a prestação de serviços externos, para clientes, mas pode também ser usada para serviços internos, que são feitos na própria empresa.

Na Ordem de Serviço deve conter todas as informações necessárias para a execução do serviço, como os dados do cliente, datas de abertura e execução, tempo de execução, custos, laudo técnico, nome do prestador de serviço, qual o serviço será prestado, bem como os materiais que serão usados para a prestação de serviço, a ordem de serviço precisa também receber atualização conforme o andamento da atividade, assim sabendo quando foi concluído ou se está atrasada, por exemplo.

Além disso, quando uma OS é passada para um colaborador, a empresa que emite deve descrever todos risco que a execução do serviço tem, bem como fornecer os materiais necessários para a segurança. Isto está previsto no artigo 157, II da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Nesse contexto, a ordem de serviço funciona como uma garantia de que o empregado está ciente das condições do trabalho e de que deve obedecer as normas de segurança da empresa.

A importância de uma Ordem de Serviço

Além dos fatores já citados no texto, a ordem de serviço é fundamental para que o gestor possa calcular a quantidade de materiais que serão usados no serviço, ajudando a ter um melhor controle de estoque e financeiro, tanto quanto a especialidade e a competência da mão de obra da qual deverá dispor para executá-lo com eficiência.

A Ordem de Serviço também serve para organizar as rotinas de trabalho da empresa, que de maneira rápida pode cadastrar os dados do cliente e o trabalho que será feito, apresentando de forma clara o que será e em quanto tempo será feito, permitindo que o cliente possa entender custo.

Para o empresário, a Ordem de Serviço servirá para a criação de um fluxo claro sobre a maneira como os seus funcionários estão executando determinada tarefa e se está, assim, cobrando um valor justo pelo serviço.

Como fazer uma OS?

Não existe um modelo obrigatório para fazer uma ordem de serviço, elas variam de empresa para empresa, depende das necessidades e dos serviços prestados

  • número da ordem de serviço (por ser um documento de extrema importância, é recomendado que ele seja de fácil de identificação)
  • qualificação completa da empresa e dos funcionários prestadores do serviço
  • qualificação completa do cliente
  • descrição detalhada acerca da mão de obra do serviço, bem como o seu valor
  • descrição detalhada acerca dos riscos do serviço
  • data de emissão do documento
  • data de execução do serviço
  • assinatura da empresa e do cliente
  • atualização constante do status da tarefa

Tenha em mente que a ordem de serviço pode variar de acordo com a natureza da atividade, por isso nem todos os itens mencionados acima são obrigatórios.

Com o Sistema Albatroz você tem o módulo de Ordem de Serviço, no qual você pode fazer a Abertura da OS, Lançamento de peças e serviços, Controle por status (Aberta, Aguardando Aprovação, Em execução, Fechadas e Entregues) e também o Fechamento de OS.

Além disso o Sistema Albatroz é um software ERP completo para administração da sua empresa, que possui também o módulo CRM para gerenciamento do seu relacionamento com o cliente.

O nosso sistema é hoje um dos mais completos e com um melhor custo/benefício no mercado. Não perca seu tempo, entre em contato com a Gerencial Informática e peça um orçamento SEM COMPROMISSO!

telefone: (67) 3316-0200

WhatsApp: (67) 98119-0011

E-mail: [email protected] / [email protected]

Ordem de Serviço: O que é? Como fazer?

Deixe uma resposta