Fonte: Sebrae MS

O setor de vendas é o coração de uma empresa, é dele que vem o faturamento e que dita o ritmo dos negócios. Mas estruturar essa área não é uma tarefa fácil e nunca será, pois é necessário que os gestores estejam sempre alerta para modificar seus processos de acordo com o avanço do mercado em todos os sentidos, do comportamento do cliente à chegada de novas tecnologias.
E um dos aspectos que nem sempre é levado em consideração na hora de estruturar as estratégias de vendas é o comportamento de vendedores e gestores. Este insight foi dado pelo especialista em vendas, Ricardo Lemos, que apontou cinco posturas que levam à queda de vendas.
5 estratégias de vendas para colocar em prática hoje
De acordo com Ricardo Lemos, os cinco comportamentos nas vendas estão diretamente ligados a certas estratégias. E são esses métodos que devem ser postos em prática agora mesmo. Confira:
1. Pensamentos que matam as vendas:
O vendedor que reclama em pensamentos quando vê um determinado tipo de cliente está fadado a não vender. Ricardo recomenda abolir o tipo de pensamento “esse cara aqui de novo; se está achando caro este produto nem vou mostrar outro…” e adotar uma postura mais atenciosa, empenhada em concluir a venda.
2. Empresa vazia desmotiva o vendedor:
De acordo com o consultor, uma loja sem clientes é um cenário extremamente desmotivador. Mas é preciso que vendedores e gestores entendam que o modo de vender mudou. A estratégia é não esperar que o cliente vá até o ponto de vendas e, sim, encontrar meios inovadores de trazê-lo até a loja.
3. Síndrome dos 10 minutos:
62% dos fechamentos acontecem no período da tarde, próximo ao horário das empresas encerrarem suas atividades. Ricardo aconselha a não se desesperar para encerrar o expediente nem se aborrecer com os clientes que chegam de última hora. “Ninguém entra em uma loja faltando 3 minutos para fechar para ‘dar uma olhadinha’, ele entra para comprar”, diz.
4. Justificativas verdadeiras:
Assim como os pensamentos negativos induzem a uma queda nas vendas, pensar nos motivos que podem estar influenciando a queda nas vendas é apenas uma desculpa para não tomar uma atitude efetiva. “Você não deve ficar reclamando que o comportamento do cliente mudou muito ou que a tecnologia tem roubado seu espaço no mercado. Gaste esse tempo analisando o que realmente pode ser feito para que suas vendas aumentem”, aconselha.
5. O poder da influência:
Tudo ao seu redor é capaz de te influenciar, de livros e filmes a comportamentos. Uma das estratégias de vendas que é muito eficaz, de acordo com Ricardo Lemos, é se deixar influenciar por aquilo que está dando certo. “O sucesso deixa pistas e não há nenhum problema em se inspirar em empresários de sucesso, estratégias que estão funcionando”, finaliza.